entao voltamos lá na transiberiana:
Existem 2 rotas para quem vai até a China:
1) Moscou - Beijing (via Mongólia):
Essa foi a que eu fiz, essa linha é chamada de Trans-Mongolina que foi completada a sua construcao em 1950 (quem quiser saber um pouco da história desta rota abaixo o link do Wikipedia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia_Trans-Mongoliana
Porém em ingles é muito mais completa:
http://en.wikipedia.org/wiki/Trans-Mongolian_Railway
O trem que vai via mongolia sao 3/4 usando carros chineses.
Esta é sem dúvida a rota mais popular e feita pelos viajantes. Na verdade os sites dizem que é a mais interessante, mas eu nao achei isso nao, tenho a impressao que a linha que ia por Ulan-Ude seria mais bacana. Mas vamos ao que interessa;
O Transmongoliano, é um trem semanal (numero 4 indo pro leste e o trem 3 indo pro oeste). Sai de Moscou para Beijing toda terca-feira de noite. Os 7.621 Km (ou 4.735 milhas) levam 6 dias para serem completos. Esse trem cruza a Sibéria, Mongólia e o deserto de Gobi e ai entra na China. Indo para oeste, o trem número 3 deixa Beijing toda quarta - feira de manha. Esse trem usa trilhos chineses e tem uma 1a classe com 2 camas e um chuveiro, uma outra 1a classe com 4 camas porém também com chuveiro e a segunda classe com quatro camas mas com banheiro (nao tem chuveiro) compartilhados no fim de cada corredor de cada carro.
Cabine da primeira classe
Trem número 3 sentido oeste (Beijing-Moscou)
Banheiro dos corredores
Segunda Classe
Se for reservar pela agencia russa que vende ticketes para todas as linhas da Russia e Mongólia custa em media:
$ 1130 doláres, só a ida em primeira classe (Moscou-Beijing)
$ 805 dólares só a ida na segunda classe (Moscou-Beijing)
(preco sujeito a alteracao, portando esses sao valores aproximados).
Entao eu sugiro fortemente comprar os ticketes pela agencia:
http://www.realrussia.co.uk/
Primeiro que se voce nao fala russo, será extremamente dificil comprar online ou nos guiches das estacoes de trem, pois pouquíssimos, mas pouquíssimos m-e-s-m-o, funcionários das agencias de trem, falam ingles ou alemao.
Segundo que eles sao super prestativos, honestos e atenciosos. Eu tive 2 vezes problemas com meu nome impresso na passagem e eles resolveram super rápido e foram sempre simpáticos e atenciosos, muito ao contrário de algumas empresas que depois que conseguem te vender o produto, te ignoram. Mega honestos, porque meu ticket foi mais barato do que o valor que eu depositei na conta da agencia e eles semanas depois que compraram meu ticket, me devolveram a diferenca, Isso foi super! So tenho a agradecer a essa agencia. Super indico e super confiável.
A compra dos ticketes funciona da seguinte forma:
Voce faz a reserva no site, e eles vao te mandar um email com todas as orientacoes.
Se tiver bastante antecedencia (super recomendo com muita antecedencia, para quem vai viajar no verao russo, tipo junho, julho e agosto, que tem as datas mais concorridas) eles pedem para fazer o depósito do valor da passagem e eles vao compra-las com prioridade um mes antes (isso porque a rede de trens da russia só comeca a vender as passagens 1 mes antes, mas como essa agencia já sabe como funciona o esquema, quem comprou antes com eles tá na prioridade da fila de espera e é quase que 100% garantido seu ticket ser exatamente com as datas que voce pretende).
Nao se assustem com o fato de depositar meses antes por um ticket que só vai receber uns 5, 6 meses depois. Essa empresa fica na Inglaterra, super conhecida, com reputacao e super recomendada. Portanto se alguma coisa nao rolar eles vao devolver seu dinheiro. Falo isso por experiencia propria. Pode confiar.
Mais uma fotinho do nosso trem e da estacao de onde sai o trem numero 3 (Moscou-Beijing)
Paradas
Se voces nao querem ir direto para a Mongólia, pode fazer como nós fizemos e quebrar o trecho parando em algumas cidades. Nao é dificil parar e pegar outro trem, mesmo os placares sendo em russo, tem varios estrangeiros no mesmo barco ou melhor, no mesmo trem que voce. Portanto nao vai ser bizarro. Acreditem em mim.
Como estavamos com tempo curto resolvemos parar somente em Irkutsk e em Ulaan Baator (Mongolia), mas me arrependi, a viagem seria muito menos cansativa se tivéssemos escolhido mais umas 2 cidades para fazer uma pausa...mas ai deixa para proxima vez.
Mas isso tudo pode ser resolvido pela agencia, por isso super recomendo a agencia, ainda mais quem nao tem paciencia, eu fiquei semanas montando meu roteiro sozinha e vendo que dia, hora, e que trem encaixava nas minhas paradas, foi meio estressante.
Cidades que eu recomendo fazer essa parada: (deixando bem claro que se sua intencao é ir pra China ou sul da Asia e ta com pouco tempo, tem que encarar pouca parada ou nenhuma)
Nos optamos 1 dia em Irkutsk e quase 2 dias em Ulaan Baator. Depois vou comentar sobre essas cidades.
Esse será provalemente seu trem entre Irkutsk-Ulan Bator, mas nao necessariamente este da foto, há pessoas que nao pegaram esse trem, mas será provalmente bem parecido.Destacando que esses trens que saem da Mongolia para a China nao tem primeira classe, somente segunda classe com 4 camas e banheiro coletivo...mas ta valendo.
Cidades da Rússia que eu recomendo parar: Eu me arrependi de nao ter parado mais ao lngo da jornada, mas da proxima (por recomendacao de uns garotos holandeses que tavam em Irkutsk) sao: Yekaterinburg, Perm e Omsk (Há! 5 azuis em Omsk, o que lembra o jogo do war né?), pois é, caros leitores, se voces tao com tempo, parem uns dias para esquecer um pouco do trem....mas isso é outra historia. Links do Wikipedia para saber sobre essas cidades:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Yekaterinburg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Omsk
Irkutsk: Apos 4 dias dentro do trem viajando e várias paradas de 20, 30 ou 5 minutos ao longo da rota, cheguei na tao esperada Irkutk. Vou postar mais fotos do Lago Baikal porque tivemos nossa camera roubada em Ulan-Baator (conto o caso de UB depois, sorte que tinha trocado o chip, assim nao perdemos muitas fotos, porém perdi muitas fotos interessantíssimas da cidade em si.
O trem chega bem cedo tipo umas 4 ou 5 horas da manha, e meu erro foi que nao havia reservado hotel antes (big mistake!) contando achar algo bem baratinho perto da estacao de trem. Concluindo era ainda madrugada, tudo fechado e tivemos que contar com a sorte de alguns taxistas que ofereciam o transporte até o centro de Irkutsk (O centro é uns 20 minutos andando da estacao de trem).
Tava bem frio e resolvemos pegar um taxista que após muita pechincha consegui que nos levasse a um hotel barato no centro. Ele topou por 20 euros, muito caro pela distancia, porém eu nao tava mais me aguentando sem banho por 4 dias e tava bem frio nessa cidade, bem diferente das outras mais ao oeste da Russia.
O Hotel era muito muquirana e nos foi cobrado 100 euros!!! mega caro e foi o mais barato que achamos (ai ta o erro, se eu tivesse reservado antes, sairia metade disso), porém conseguimos tomar banho, roupas limpas e disposicao para fazer turismo.
Minha primeira impressao de Irkutsk foi uma cidade com construcoes lindas porém super mal-cuidadas. As calcadas em péssimo estado de conservacao e as pessoas com semblante triste. Achei a atmosfera da cidade do tipo: um lugar que tinha tudo para ser lindíssimo, mas ta esquecido e muito...Que pena..
Irkutsk é o ponto de partida para o lago Baikal. Resolvemos primeiro visitar o centro da cidade e depois pegar o carro que alugamos (até a primeira cidade do lago Baikal sao 67 km) a primeira cidade (quem vai de Irkutsk) é Listvyanka.
Alugamos o carro pela Hertz e a agencia ficava super afastada do centro, o que nos rendeu umas boas gargalhadas no trajeto até essa agencia, pelo estado de conservacao do bus e nossa comunicacao precária entre o motorista e nós, ja que ele só falava russo (alias esses 4 dias estudamos um pouco das frases prontas de turista e o alfabeto em russo o que ajudou bastante) até esse lugar da agencia de carros (lugar sinistro, diga-se de passagem)
https://www.hertz.com/rentacar/reservation/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irkutsk
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Baikal
Estacao de trem Irkutsk
Típica contrucao da Sibéria em madeira (Sao lindas eu amei)
Prédio do governo no centro
Listvyanka (cidade as margens do Lago Baikal): Chegar até aqui foi uma tremenda aventura. O estilo de dirigir do russo é assustador e tive que ter todas as cautelas do mundo para chegar inteira no lago. Quando chegamos na cidadezinha fiquei mega desapontada. Confesso que esperava mais. Estado de conservacao dos prédios, casas e calcadas sao pessimos e com muito lixo no chao (do tipo é preciso uma campanha urgente para os turistas que jogam papel e lixo no chao) e tudo meio com aspecto de abandonado.Odiei a cidade, porém amei o mercado do peixe, passeio de barco pelo lago mais profundo do mundo e o museu do lago Baikal que realmente valem a pena.
Museu do Lago Baikal
Mercado do Peixe (esse é o Omul um tipico peixe do lago Baikal) é uma dilica!!
Passeio pelo Lago Baikal
Quem quiser também podem assistir a uma resportagem muito bacana feita pelo fantástico há uns anos atrás (nao sou fa desse programa, mas essas reportagens de viagens eram bacaninhas) onde a Glória Maria e o Paulo Coelho cruzaram a transiberiana ate o final. Eu assiti antes de viajar e concordo com eles no ponto que eles pararam varias vezes em varios lugares antes de chegar em Vladivostok.
Nenhum comentário:
Postar um comentário