Simmmm! É possivel!
Minha odisseia foi verão do ano passado e vou relatar pra voces por onde começar ate terminar.
Indico muitissimo se voce lê em ingles esse site: http://www.seat61.com
Foi por ai que peguei dicas preciosíssimas de compra de tickets e intinerários.
Para começar existem duas rotas: A Transiberiana e a rota do Silk.
Vou começar pela transiberiana pois é a mais popular e depois vou dar os detalhes da que vai pelo Kasaquistão (lembraram do filme do Borat?)
Transiberiana em vermelho (Moscow até Vladivostok)
Essa é a mais conhecida e vou começar por esta, porque foi uma experiencia pitoresca que eu mesma experimentei (até Irkutsk) e posso falar exatamente como é que funciona sem aquele cor de rosa que os sites de viagem costumam mostrar.
Vou meio que traduzir meia boca e reduzido (please se alguem é leitor ou conhece esse site, não me venham com os comentarios do tipo"ah vc nao traduziu direito"...aviso aos navegantes ou melhor aos viajantes que eu vou resumir, e se for informação util e mega importante vou tentar ao máximo de todos os meus conhecimentos anglo-saxônicos ser fiel ao texto) do site seat61 como funciona o roteiro e depois vou tecer meus comentarios. Então vamuuussss!!!
O que é a Trans-Siberiana?
É uma parte da extensa grande rede de trem que conectam as cidades na Russia. Como todos sabem, a Russia é o maior país do mundo, portanto as linhas de trem são mega extensas e muito efetivas.
A trans-siberiana foi construida para ligar a rede de trens europeus até a China. A rota principal liga Moscou até Vladivostok, porém voces podem quebrar em partes e mudando de linha e ir de Londres, Paris, Berlin até chegar na Mongólia (foi a que eu fiz e vou comentar mais na frente com todos os passo-a-passos) aí vem China, Vietnam, Japão entre outros países do sul Asiático.
É uma longa jornada e uma big aventura.
Moscou até Vladivostok;
Eu não fiz esse roteiro, mas li bastante sobre como é cruzar os 9258 km de linha férrea e viajar de trem por quase que a metade do globo terrestre. Tenho planos em fazer a rota completa, mais enquanto nao sai do papel, vamos lá para ajudar a voces como funciona:
O Rossiaya, trem numero 2 indo pro leste e o numero 1 vai pro oeste com 9.258 Km ou 6.152 Milhas.
Este trem tem 1a classe com dois compartimentos de camas (SV) e a 2a classe com 4 camas (kupé), outros conpartimentos chamados " platskartny" e um vagão restaurante.
So a ida custa (mais ou menos) 18,629 rubles ($640 or £420) na segunda classe ou kupé e 31,175 rubles ($1,070 or £695) na primeira classe ou spalny vagon. Vai sair um pouco mais caro se voce comprar por agencia, porém eu super indico se voce não fala ou lê em russo. Vou colocar direitinho no final a agencia que comprei os tickets, indico muito, sao mega honestos, rapidos e super prestativos, valeu Igor!
De Vladivostok existe um navio semanal para Coreia do Sul e Japão, que leva mais ou menos umas 36 horas (2 noites).
Quando ir? Em qual sentido eu faco? É seguro? Socorro! hehehe
Entao, a qualquer época do ano voce pode tomar a Transiberiana em qualquer sentido.Mas com certeza, para a maioria, é mais agradável ir no verao, ja que na Russia o inverno é bem rigoroso.
Já li uns Blogs de brasileiros que encaram a friaca e que era a intencao mesmo, pegar o frio da Siberia no meio do inverno..bom cada um tem um gosto ne? Eu pessoalmente prefiro o verao mesmo. Entao se preparem que como eu, muitos também pensam da mesma forma.
Assim, entre os meses de Maio até Setembro vao ser os meses mais concorridos, que precisarao um planejamento com mais antecedencia e os precos ficam mais caros. Frisando que, se aproveita melhor a luz do dia ja que o verao na Russia só escurece lá pelas 22 horas.
As vantagens de ir no inverno serao: como os brasileiros maluquinhos citaram, a oportunidade de ver como é um inverno verdadeiro na Sibéria, a paisagem que fica linda (com muita, mas muita neve), os precos sao mais baratos e os trens ficam mais vazios.
Mas prepare-se para passar frio e muito!! E venham preparadíssimos pois o frio é 3 vezes pior que o inverno europeu e olha que aqui é frio viu! E levem em consideracao que fazer turismo nas cidades vai ser mais incomodo, seja porcausa da neve ou do frio extremo.
Mas se voce ta preparadíssimo e é isso mesmo que quer encarar , vai fundo! Tem suas vantagens e confesso que as vezes eu também tenho vontade de saber como é o frio de -30, -40...hehehhe
Os sites recomendam o mes de Abril, pois a procura é baixa e ja ta comecando a fazer menos frio e os precos sao bons. Fica ai a dica.
Voce pode viajar sentido Leste-Oeste ou Oeste Leste, isso é de cada um. Na epoca eu cogitei voar até o destino final e fazendo a volta por terra até chegar em casa. Mas meu namorado preferiu o contrário, como para mim nao fazia tanta diferenca ou melhor a ordem nao importava o produto mas ele fazia questao, entao decidimos pela vontade dele (Nao sao submissa nao, é que para mim era indiferente mesmo..hehehe). Entao leve em consideracao o que voce acha mais legal; ir voltando para casa por terra ou ir por terra e voltar rapidinho pra casa de aviao.
A opiniao do site 61 mesmo diz que a maioria das pessoas preferem sair por terra e voltar por ar, que é mais romantico e tal...Isso vai de cada um.
Se é seguro dentro do trem?
Muito, muito mesmo! Voce só vai ver familias de russos voltando para casa ou visitando parentes na Sibéria ou pro Leste (é galera..... muitos russos tem panico de voar pela Rússia pois nao acham as empresas aéreas seguras, e nao sao poucos com a mesma opiniao nao! Os que eu conversei me disseram que preferem encarar dias de viagem dentro do trem do que poucas horas num aviao Russo...bizarro..mas eles sao russos e quem sou eu para contestar!)
Mas pode certeza que a grande maioria serao turistas. É muito bacana porque voce conhece gente pacas, faz muita amizade legal de todas as nacionalidades que voce possa imaginar. Comigo foram 2 meninas Suicas, elas eram meio esquisitas mas depois se soltaram e conversamos bastante, foi legal. Mas no vagao do lado tinha um canadense muito mega gente boa. Para falar a verdade ele que animava todos no vagao, Valeu Mark! A viagem ficou muito mais maneira com a sua presenca e seu bom humor!
Mas se voce vai parar e ficar uns dias nas cidades, aqui vai minha opiniao quanto a seguranca.
Moscou: Eu nao tive problema nenhum, nenhum mesmo, para ser sincera andei muito tranquila pelas ruas de Moscou sem também presenciar nada de anormal, embora meu professor me disse que tem muitos conhecidos que foram assaltados em Moscou, tipo batedor de carteira. Entao pode ser que eu tenha dado sorte, ou minha carinha de russa tenha ajudado..hehehe entao pelo sim pelo nao é bom previnir e ficar de olho nos seus pertences, porque foi numa dessas que eu dei mole e roubaram minha camera, mas isso voces vao ler logo abaixo e foi em outro país.
As demais cidades até Irkutsk eu nao sei, porque eu nao fiz um tour por elas, mas tenho informacoes para ficar de olho e atento em Yekaterinburg, por ser uma cidade com problemas de drogas. Entao atencao total principalmente quem vai sair de noite para a balada.
Irkutsk: Achei também muito tranquila, nao tive maiores problemas, porem a atmosfera triste do lugar pode te confundir com medo dos moradores o que pode te deixar meio tenso, (o que eu fiquei no inicio, mas depois relaxei) eu peguei bus, a pé, dirigi por lá e nao tive nenhum problema com relacao a seguranca, mas como todo lugar no mundo, deve-se ficar com atencao na bolsa e em seus pertences pois em qualquer lugar existe batedor de carteira.
Ulan-Bator: Vou fazer depois um tópico a parte sobre essa cidade. Confesso que foi o desapontamento do ano. A capital da Mongolia é muito pobre, muito mesmo e com isso surge a criminalidade. Uma pena. Foi lá que um batedor de carteira roubou a camera do meu namorado. Confesso que tava tao relaxada na Russia que meu instinto carioca falhou feio na capital da Mongólia :o(
Alguém puxou bem discretamente do bolso do casaco dele e esse alguém foi tao discreto, que só fomos perceber no ponto turistico seguinte. Fiquei mega chateada. Para nao ser clara, P.. mesmo.
Nao pela camera, mas pelas fotos. A minha sorte foi que eu tinha trocado o chip horas antes, entao as que eu perdi, foram as fotos de alguns pontos turisticos de UB, nao todos, alguns eu ainda tinha no outro chip, o que foi a salvacao da lavoura!
Para falar a verdade, acho que se tivessem roubado a máquina com o primeiro chip eu ia voltar pra casa dali mesmo, da tamanha tristeza que eu ia ficar.
Porém como dizem nossos avós; foram-se os anéis e ficaram os dedos, dedico aqui meus comentários as nossas avós e para quem ta querendo visitar UB. Atencao é pouca, tenham extremo cuidado mesmo.
Teve lugares lá que quase fomos assaltados pela segunda vez, porém depois do ocorrido, fiquei mais ligada e comecei a me tocar que a vibe do lugar nao tava boa.
Relmente UB é bem perigoso (nao chega ao ponto de ter gente armada e tal nao!) há muitos batedores de carteira desesperados, o que deixa aqualquer um super tenso..pois nunca se sabe né? A Mongólia é um país muito pobre, muito mesmo e eles roubam porque a maioria nao tem o que comer em casa, entao os turistas viram alvo fácil...Isso ja é um problema social bem sério, pelo que estavamos lendo em um jornal em ingles que tava la no hotel.(antes que me perguntem, como toda lei de Murph, claro que todas as informacoes e feelings so rolaram depois do ocorrido) Confesso que se soubesse disso antes teria ido fazer turismo com aquelas maquinas descartáveis, porém fica aí a dica.Se liguem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário